Disseminação
Cultural e Artística
Disseminação Cultural e Artística

Janeiro - Outubro 2022
Figueiró dos Vinhos, Ansião, Proença-a-Nova

±MAISMENOS±

Artes Plásticas – Intervenção Artística

Conversa com a comunidade

Portugal

Website

Biografia

Miguel Januário (n. 1981, Porto) iniciou o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1999 e, a partir desse ano, começou a desenvolver intervenções de graffiti no espaço urbano e, em paralelo, trabalhos encomendados. Estabeleceu-se como freelancer no espaço cultural ‘Maus Hábitos’, no Porto, onde criou o seu primeiro estúdio. Em 2005, no âmbito académico, criou o projeto de intervenção ‘±MaisMenos±’, que se tornou uma referência no panorama nacional e internacional de arte urbana. Em 2009, mudou-se para Lisboa e continuou a desenvolver o seu projeto pessoal, em simultâneo com outros projetos artísticos. De 2011 a 2013 foi diretor artístico na Ivity Brand Corp.

A partir de 2014 estabeleceu-se no Porto e dedicou-se quase exclusivamente ao projeto ‘±’, levando-o a outros países e posicionando-o na cena artística nacional e internacional. O projeto é também o foco da corrente de investigação de doutoramento de Miguel Januário na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Sob a bandeira ‘±MaisMenos±’, produziu diversos trabalhos criativos, tanto em contextos fechados como exteriores, numa variedade de media, desde vídeo a instalação, pintura e performance. Além de inúmeras intervenções ilegais de arte pública em diversos países, o projeto foi também exibido em exposições individuais e de grupo em vários contextos institucionais.