Disseminação
Cultural e Artística
Disseminação Cultural e Artística

Janeiro - Outubro 2022
Figueiró dos Vinhos, Ansião, Proença-a-Nova

Colectivo Til

Artes Plásticas – Intervenção Artística

Conversa Com a Comunidade

Portugal

Website

Biografia

O Colectivo Til foi formado em 2015 por pessoas de diferentes disciplinas, que se juntaram com um interesse comum nos materiais e processos de cocriação, assim como na intervenção cívica e social pelo questionamento e valorização dos lugares.

No seu percurso, o coletivo tem trabalhado com diversas instituições sociais e culturais, explorando as fronteiras entre a arte, a arquitetura e a educação. Na forma de instalações temporárias, ou processos de construção participativa e comunitária, os projetos do coletivo convidam a refletir sobre o que é o espaço público entendendo-o nas suas múltiplas dimensões, cultural, social, natural e material. 

Os projetos do coletivo são sempre uma procura por ativar possibilidades comuns de cada comunidade e lugar, incentivando o saber e o inventar de vidas materiais e contribuindo com uma atitude crítica que fomente economias solidárias e circulares.

Guiados pela linha orientadora de aprender fazendo, alia-se uma abordagem experimental e pedagógica a processos materiais que se tornam momentos de verdadeira apropriação, exploração e discussão coletiva.