Disseminação
Cultural e Artística
Disseminação Cultural e Artística

Janeiro - Outubro 2022
Figueiró dos Vinhos, Ansião, Proença-a-Nova

Maria Ana Vasco Costa

Portugal

Artes Plásticas – Intervenção Artística

Conversa com a Comunidade

Website

“Untitled II” (Bodies of Water)
2022

Ponto de visitação nº 8
Ruínas da Torre da Ladeia, Ansião
39.98268º, -8.45153º

Sinopse

O trabalho que tenho vindo a desenvolver desde 2014, tem procurado encontrar e estabelecer ligações entre o fragmento e o material cerâmico como imagem resultante de uma coleção de memórias da minha perceção pessoal da natureza e da arquitetura.

Em esculturas executadas em cerâmica vidrada trabalho aspetos ligados à cor, profundidade, temperatura, variação e som.

A peça que apresento na ruína da Torre da Ladeia, em Ansião, vem no seguimento de um trabalho que realizei em 2014 chamado “plinths”. Um trabalho que procura através de formas muito simples como paralelipípedos, trazer a matéria do vidrado para primeiro plano e pôr em destaque todo o seu potencial.

Nestas peças de maior escala, temos a possibilidade de experimentar este material no espaço (um pouco à semelhança do que acontece nas fachadas azulejares do nosso país), mas em que a escala das peças e dos desenhos, que acontecem através do vidrado, acabam por funcionar como uma experiência imersiva de cor, reflexo e desenho.

Biografia

Maria Ana Vasco Costa (n. 1981, Lisboa) é uma artista visual, cuja prática se centra essencialmente em escultura e intervenções site specific, utilizando a cerâmica como material de eleição.

É formada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, completando a sua formação em Cerâmica no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, tendo finalizado com o Projeto Avançado de Arte Plásticas.

Foi selecionada para o Mostyn Open 19 e as suas intervenções têm sido premiadas nos Surface Design Awards, UK, em 2016, 2017 e em 2018.

Maria Ana expõe regularmente o seu trabalho em Portugal e no estrangeiro: 

Exposições individuais: ”Ice Ice Baby”, Appleton (2021); “Água d’Alto”, Galeria Municipal de Arte de Almada (2019); ”Veículo Longo” Casa Atelier Vieira da Silva (2019).

Exposições Coletivas: ”Pintura: Campo de Observação II”, Galeria Cristina Guerra (2021); ”Pitching itself a tent where we all may enter” Quetzal Art Centre (2021); “No Feminino“, Galeria Fonseca Macedo em Ponta Delgada (2019); “The Land of the Glazed Cities”, Imperial Palace em Beijing (2019); “Do presente para o futuro”, Museu Nacional do Azulejo em Lisboa (2018); “Portugal Tropical”, Merzbau Gallery em Miami (2016); “Primeira Escolha”, Museu José Malhoa das Caldas da Rainha (2016); “Mostyn 19 Agora”, Mostyn, Landudno em  Wales (2015), “HD”, Espaço AZ, Lisboa (2014) e “ABECEDÁRIO – 40 Anos do Ar.Co”, Museu do Chiado em Lisboa (2013).

Maria Ana é atualmente corresponsável pelo departamento de Cerâmica do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.