Janeiro - Outubro 2022
Figueiró dos Vinhos, Ansião, Proença-a-Nova
Biografia
NeSpoon (n. 2009) cria obras que estão num sítio entre arte urbana, cerâmica, pintura e escultura.
Antes de começar a trabalhar com rendas, julgava-as antiquadas, como que do apartamento poeirento de uma avó. Hoje considera que cada renda traz consigo harmonia, equilíbrio e um sentimento de ordem natural, que é o que todos procuramos intrinsecamente.
Os padrões de renda despertaram o seu interesse quando começou a trabalhar com cerâmica, sendo uma das formas mais populares de decorar louça em todo o mundo, até que um dia pensou que estes motivos são belos por si só, não necessitam de um prato ou chávena para existir.
“Gostaria de fazer arte positiva e lidar com emoções positivas. Às vezes, também uso a minha arte para comentar as questões sociais e políticas que considero importantes. A maior parte do meu trabalho consiste em representações de rendas tradicionais, feitas em argila ou pintadas nas paredes. As rendas são feitas à mão, pelos artistas populares. Porquê rendas? Porque nas rendas existe um código estético, profundamente enraizado em todas as culturas. Em toda a renda encontramos simetria, algum tipo de ordem e harmonia, não é isso que todos procuramos instintivamente? Porquê trabalhar em espaço público? Porque dá liberdade.“ NeSpoon