Disseminação
Cultural e Artística
Disseminação Cultural e Artística

Janeiro - Outubro 2022
Figueiró dos Vinhos, Ansião, Proença-a-Nova

Rota ESPORO – Mapa

Figueiró dos Vinhos

Ansião

Proença-a-Nova

Link para download do mapa da Rota ESPORO

Sinopse

O ESPORO assume-se como uma semente que ambiciona a criação de novos olhares e percursos sobre o território, na relação da arte com a natureza e de ambas com a comunidade. É um projeto de disseminação cultural e artística promovido pelos municípios de Figueiró dos Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova, que se baseia na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.

A Rota ESPORO conta com uma dezena de artistas nacionais e internacionais – João Louro, Maria Ana Vasco Costa, Bosoletti, NeSpoon, ±MaisMenos±, Pedro Gramaxo, Ruído, Tiago Francez, Sawu e Colectivo Til – que, de acordo com as suas preocupações, abordagens concetuais e com a sua estética, desenvolveram 12 intervenções / instalações site specific, em diversos formatos, medias e temporalidades, em lugares singulares, onde a natureza prevalece.

A Rota ESPORO assume-se, através de práticas artísticas, como uma alavanca para a (re)descoberta destes territórios, das suas identidades e constitui-se como uma nova marca de referência para esta região do Pinhal Interior.